Musicalização na Educação Infantil: entenda a importância para o aprendizado

Você já se sentiu bem ao ouvir uma música? Durante a primeira infância, esse ato gera benefícios que vão além do bem-estar físico, mental e emocional. A musicalização na Educação Infantil é uma grande aliada para estimular o aprendizado, a concentração, a criatividade e a comunicação durante o desenvolvimento da criança.

Considerada como um elemento enriquecedor em diversos setores da vida, a música colabora para a formação plena do indivíduo, auxiliando os pais no processo de ajudar as crianças a alcançarem os seus objetivos com mais facilidade. Porém, como utilizar as músicas para auxiliar no desempenho educacional?

Confira este post para entender tudo o que você precisa saber sobre a importância da musicalização na Educação Infantil a fim de melhorar o aprendizado das crianças. Boa leitura!

O que é musicalização na Educação Infantil?

Nada mais é do que o processo de sensibilizar as crianças a perceberem os sons e apreciá-los, expandindo o seu conhecimento musical de forma intuitiva. Podendo ser definida como um conjunto de momentos que desenvolvem a musicalidade na primeira infância, a musicalização visa ampliar a vivência musical por meio de algumas práticas no dia a dia.

Para contribuir com a educação musical da criança, é importante estimular a descoberta de sons, ritmos, melodias, harmonia e movimentos. Ao experimentar a riqueza de atividades musicais, os pequenos se tornam mais sensíveis e receptivos ao universo musical. Porém, como ajudar a criança a garantir todos os benefícios proporcionados pela música? Confira as principais dicas a seguir.

Quais são os 5 principais passos para promover a musicalização na primeira infância?

Muitas mães começam a conversar e a cantar músicas durante a gestação, acreditando que os seus bebês ouvem, e elas estão corretas: a audição é o sentido mais aguçado dos pequenos, e envolver a música em seu desenvolvimento não apenas auxilia no sono e na comunicação, mas também no fortalecimento de laços afetivos, no humor e no universo dos símbolos e da linguagem.

Reunimos as melhores práticas que ajudam a estimular a vivência do mundo musical na rotina da criança. Siga conosco e confira!

Ouça músicas durante a gravidez

Se você gosta de ouvir músicas, as chances de o seu pequeno gostar também aumentam ainda mais. Ao fazer isso durante a gestação, você estimula a audição do bebê e contribui para o desenvolvimento da musicalização desde cedo.

Veja nossos alunos em uma aula de musicalização

Estimule atividades sonoras desde a primeira infância do bebê

Após o nascimento do pequeno, que tal adicionar atividades com som na rotina? Vale brincar com objetos sonoros e animais de estimação, tocar um instrumento, cantar para ele, ligar o som ou até mostrar animações musicais para bebês na televisão.

Aposte em aulas de musicalização

Ao completar 6 meses de idade, os bebês já podem participar de aulas de música, sabia? Quanto mais cedo eles entrarem em contato com instrumentos musicais, maior será a facilidade para aprimorar as habilidades necessárias para tocá-los. Lembre-se: estudar e brincar são atividades que devem andar sempre de mãos dadas para favorecer o desenvolvimento emocional e mental dos pequenos.

Invista em brincadeiras com cantigas de rodas

Que tal estimular o aprendizado fora da sala de aula? Apesar de as cantigas de rodas já não serem mais tão comuns no dia a dia das crianças, é válido investir nessas brincadeiras e cantar as músicas que você já conhece: além de estreitar os laços familiares, essa é uma ótima opção para despertar o interesse por atividades que envolvem música.

Apresente diferentes instrumentos para saber por quais a criança tem interesse

Algumas crianças não demonstram tão cedo os seus interesses por música devido à falta de interação musical no meio em que vivem. Por isso, é recomendável mostrar instrumentos de diversos tipos, como flauta, teclado e violão, para estimular a musicalização na vida do pequeno.

Quais são os benefícios da música no aprendizado infantil?

De acordo com diversas pesquisas, as crianças que crescem com o estímulo musical se desenvolvem de forma mais rápida: atividades musicais produzem transformações surpreendentes na estrutura cerebral, especialmente nos primeiros 6 anos de vida.

Agora que você já sabe quais são algumas das principais formas de promover a musicalização no aprendizado infantil, é importante entender quais são os benefícios dessa prática para a vida das crianças. Prossiga na leitura e entenda mais!

Ampliação da autonomia e criatividade

A independência, uma das características da geração alpha, também é favorecida: por meio da musicalização, é possível perceber o aumento da autonomia e da criatividade nas crianças. Ao lidar com ritmos, objetos sonoros e brincadeiras sensoriais, os pequenos tendem a assumir um espaço de protagonismo, que resulta em mais facilidade para expressar os seus pensamentos e imaginar novas perspectivas.

Crescimento da percepção rítmica e corporal

Por trabalhar com tempo e ritmo, a musicalização influencia as crianças a se movimentarem mais, aprimorando a sua percepção espacial, inteligência temporal, coordenação motora, memorização de sequências e psicomotricidade.

Aprendizado de outras línguas e culturas

Há uma diversidade de músicas com letras que são diferentes da língua nativa da criança, o que facilita o conhecimento e o aprendizado de outros idiomas para os pequenos. Ao treinar o cérebro para perceber diferentes sons, a habilidade de aprender palavras de outras línguas é expandida de forma mais fluida e divertida.

Aumento da sociabilização

Além de melhorar o ato de ouvir, a musicalização na Educação Infantil também ensina sobre a importância de respeitar o tempo e o espaço das outras pessoas, colaborando para que os pequenos se sintam capazes de conviver com os demais e de pertencer a um grupo com respeito e autoestima.

Por meio de atividades pedagógicas na Educação Infantil, como um karaokê ou a formação de uma banda com os pequenos, é possível estimulá-los a experimentarem diferentes sons e ritmos, garantindo todos os benefícios que a musicalização na primeira infância pode oferecer.

Fique por dentro das novidades e de mais conteúdos sobre aprendizado e educação para crianças em nossas redes sociais: estamos no Instagram e no Facebook . Até mais!