A importância da capoeira na educação das crianças

A capoeira teve a sua origem na África e foi trazida para o Brasil há centenas de anos pelos escravos. Recentemente, foi declarada como Patrimônio Histórico-Cultural do Brasil e, nas escolas, vem ampliando o aspecto cognitivo e o desenvolvimento corporal das crianças.

Você já deve ter dado uma olhada quando ouviu o som de um berimbau em uma roda de capoeira para ver do que se tratava aquele som e cantoria, certo?

Capoeira é assim: usando o som de palmas e cantos, as pessoas realizam movimentos de defesa e ataque que se confundem com passos de danças.

Proibida e penalizada até o ano de 1935, de acordo com o Código Penal Brasileiro da época, os seus adeptos encontravam muitas dificuldades para praticá-la, pois eram presos em praças públicas e condenados por baderna.

Os anos passaram e, felizmente, hoje a capoeira é uma das atividades físicas mais praticadas nas academias e escolas no país.

Que bom! Na Dreamkids, nós valorizamos essa forma de cultura.

Incríveis benefícios da capoeira para crianças:

1. Liberação do estresse: 

O estresse é um mal que também atinge as crianças, seja por problemas emocionais ou dificuldades em sua vida.

Praticar uma atividade física ajuda no aumento da produção e liberação dos hormônios de bem-estar e prazer, diminuindo consideravelmente o estresse.

A capoeira é uma das atividades físicas mais completas que existem, pois trabalha elementos físicos e emocionais, além de liberar o estresse acumulado no corpo.

2. Maior flexibilidade e condicionamento

É uma atividade física que utiliza praticamente todos os grupos musculares na execução dos seus movimentos, aumentando o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético. Quem pratica essa atividade se torna muito mais condicionado fisicamente.

3. Melhora na coordenação motora

Um dos benefícios da capoeira que também podemos observar, claramente está ligado à melhoria da coordenação motora.

Os movimentos da capoeira fazem uso do corpo todo:

  • Braços;
  • Mãos;
  • Pernas;
  • Pés.

Esses movimentos devem combinar com os ritmos dos instrumentos tocados, fazendo com que o corpo da criança cresça muito mais coordenado.

4. Autoconfiança

Por ter trocas de golpes o tempo inteiro, ao som do berimbau e do atabaque, os jogadores precisam estar totalmente atentos para que não recebam e nem façam algum golpe que machuque o adversário.

O capoeirista ganha autoconfiança ao realizar os golpes contra seu adversário e essa confiança o acompanhará em todos os aspectos da sua vida.

5. Respeito ao próximo

Constituída de golpes trocados ao som de uma música, o primeiro ensinamento que se tem com essa prática é o respeito pelo adversário.

O mais importante durante o jogo é, praticamente, fazer a troca dos golpes sem atingir o outro e, de forma alguma, machucá-lo.

6. Desinibição

Muitos elementos sociais são trabalhados com a prática dessa atividade física, o principal é o contato social.

O simples fato de estar em uma roda batendo palmas e cantando já é essencial para que a desinibição da criança seja trabalhada.

Durante os treinos, são executados diversos golpes, entre erros e acertos, expondo todos os praticantes às suas próprias falhas e aos seus acertos. Com o tempo, diminui-se a “vergonha” e o “receio” na hora da execução.

7. Aumento da velocidade

Assim que o aluno começa a praticar capoeira, ele percebe que a velocidade dos seus movimentos vai gradativamente aumentando, pois cada golpe dado deve ter a fluidez necessária em um período curto para que possa receber de volta o golpe do seu adversário.

O corpo, obrigatoriamente, acaba ficando mais ágil e isso logo será observado.

8. Ampliação do conhecimento

Os praticantes de capoeira acessam diversas informações importantes sobre a cultura brasileira, ampliando consideravelmente o conhecimento sobre a cultura popular do seu país.

Cantigas populares e tradicionais vindas da África, instrumentos musicais confeccionados com elementos da natureza, entre outros elementos importantes, contribuem para a ampliação do conhecimento.

É uma prática de atividade física que envolve a criança com a alegria e o prazer da harmonia do movimento, com a música na construção da maturidade física infantil.

Auxilia na compreensão da nossa origem e história, bem como a igualdade social, com aulas voltadas para a ludicidade, como as cantigas de roda, músicas e instrumentos populares, por ser uma excelente atividade para cuidar da mente e do corpo da criança.

No Centro Educacional Alceu Viana em Campo Grande MS, essa aula extra é propiciada devido aos benefícios que oferece às crianças.

Fonte: DreamKids