
Quando matricular as crianças na escola? Eis a questão!
Por lei, no Brasil, aos 4 anos de idade as crianças devem estar devidamente matriculadas, porém, há situações em que faz-se necessária a matrícula prévia, e isso pode fazer com que alguns pais sintam-se inseguros, e até mesmo optem por contratar uma babá ou um familiar que se responsabilize pelos cuidados com os filhos durante o dia, para que eles não tenham de passar o dia na unidade educacional.
Não existe uma idade correta para o início das aulas. A alfabetização deve ocorrer entre os 6 e 8 anos de idade, porém, o processo de estar dentro do ambiente estudantil pode começar bem antes disso, já que de início a criança irá socializar, e não exatamente ser ensinada sobre letras, formas, cores e outros.
A primeira fase escolar, geralmente iniciada no berçário e na creche é uma ótima forma de facilitar as relações sociais da criança, permitindo que ela aprenda a falar com mais facilidade, por exemplo, já que neste ambiente ela estará junto a outras crianças da mesma idade, e terá onde se espelhar na fase de aprendizagem das atividades básicas do ser humano, como engatinhar, sentar, andar, comer e falar.
Outra relevância sobre a criança participar do dia-a-dia escolar desde cedo é a interação com pessoas externas ao círculo familiar, como professores, colaboradores do ambiente estudantil e motoristas de vans, quando necessário o transporte. Dessa forma, a criança convive diretamente com pessoas externas, e ao alcançar a fase da alfabetização, geralmente não apresenta problemas de adaptação à rotina escolar.
Dessa forma, percebemos que a interação social da criança é totalmente relacionada ao seu convívio diário, e que isso pode contribuir muito para seu desenvolvimento pessoal e interpessoal.
Ao decidir sobre a hora certa de permitir que seus filhos façam parte de uma escolinha, busque informações com outros pais que fazem parte daquela comunidade educacional. Realize uma visita pessoal e veja as instalações das salas de aula, pátio e parquinho. Além disso, pesquise sobre possíveis incidentes ocorridos no local, e assim, aumente sua segurança quanto a deixar seus filhos estudarem ali.
Fonte: https://objetivomogi.com.br/