Psicóloga orienta e dá dicas aos pais e alunos do Centro Educacional Alceu Viana

A psicologia é de suma importância para o desenvolvimento do ser humano.

A psicóloga Karoline Domingos, do Centro Educacional Alceu Viana, escreve algumas dicas importantes para auxiliar os pais neste momento de quarentena.
Com o momento atual, temos passado muito tempo em casa com nossos filhos. E apesar do momento ser de muita preocupação e angústia, podemos utilizar esse tempo para nos aproximar ainda mais de nossos filhos. Para auxiliar nessa questão irei passar algumas dicas pra tornar esse momento mais leve.

Rotina: é importante estabelecer uma rotina dentro de casa, como ter horário para acordar, estudar e ter momentos de lazer. A rotina ajuda a ter organização.

Organização: para um melhor desenvolvimento, na hora de estudar é indicado que a criança tenha um local adequado para o estudo. Um ambiente calmo, arejado, com pouco barulho.

Pausas: Estudar em casa não é mesma coisa de estar na escola, por isso, faça pausas a cada 30 min para evitar o estresse.

Auxílio dos responsáveis: acompanhar os filhos durante as atividades escolares é fundamental, pois a criança se sente incentivada.

Hora de brincar: a criança também aprende muito quando brinca e, se os responsáveis puderem, participar é de grande valia, pois fortalece o vínculo, direciona o aprendizado e ainda relaxa. Estimule brincadeiras como desenhar, pintar e aproveite para diminuir o tempo na frente das telas, como o celular e televisão.

Casas diferentes, rotinas iguais: quando a criança passa os finais de semana na casa de um dos responsáveis, é importante tentar manter a rotina o mais parecido possível.

Seja transparente: as crianças também precisam saber sobre o que está acontecendo no mundo, então procure conversar sobre o motivo da quarentena e as maneiras de se proteger.

Fonte: https://bocadopovonews.com/