Dia do Oceanógrafo

Dia do Oceanógrafo é comemorado anualmente em 8 de junho.

Esta data é uma homenagem aos profissionais que se dedicam a estudar os oceanos do planeta: Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Antártico e Glacial Ártico.

Igualmente, pesquisam sobre as zonas costeiras em geral, lagos e rios, e tudo o que pode impactar no ecossistema dos oceanos.

Aliás, nesta mesma data também é celebrado o Dia Mundial dos Oceanos (World Ocean Day), com o objetivo de lembrar a importância da preservação dos oceanos para garantir o equilíbrio da vida no mundo. Por isso, o dia 8 de junho foi escolhido para ser a data de celebração do profissional que se dedica inteiramente ao estudo dos oceanos.

Para se tornar um Oceanógrafo é preciso gostar de ciências exatas e cursar a faculdade de Oceanografia. No Brasil existem várias universidades que tem este curso como a UFRGS, UERJ e USP.

Dia do Oceanógrafo

Atividades para o Dia do Oceanógrafo

Diversas ações de conscientização civil são feitas durante o Dia do Oceanógrafo, como a recolha de lixo em praias e oceanos, seja por estudantes de oceanografia ou ONG’s de proteção ambiental, exposições e palestras sobre a importância dos mares em nossas vidas.

Frases

Um dos maiores oceanógrafos do século XX foi o francês Jacques Cousteau (1910 – 1997) e assim selecionamos algumas frases de sua autoria sobre os oceanos:

  • Tenho esperança de que um maior conhecimento do mar, que há milênios dá sabedoria ao homem, inspire mais uma vez os pensamentos e as ações daqueles que preservarão o equilíbrio da natureza e permitirão a conservação da própria vida.
  • Água e ar, os dois fluídos essenciais e dos quais toda a vida depende, se tornaram o saco a lixeira universal.
  • O mar, o grande unificador, é a única esperança do homem. Agora, mais do que nunca, a velha frase tem um significado literal: estamos todos no mesmo barco.

Saiba mais sobre o Dia Mundial dos Oceanos.