Balé como componente educacional

Proporcionar aos nossos alunos diversas atividades extracurricular é um diferencial que o Centro de Educação Alceu Viana tem desde a fundação, pois ensinar é transmitir valores. Uma das atividades oferecidas pela escola é o balé clássico.
Trabalhar o balé clássico de forma lúdica através de questões importantes, como os passos, a musicalidade, localização, expressão e o comportamento. È a forma que a professora Sofia Gonçalves dos Santos encontrou para transmitir os ensinamentos do balé e despertar nas crianças a paixão pela dança.
De acordo com a professora, a prática do balé transforma as crianças, elas desenvolvem melhor a concentração, a disciplina além de auxiliar na postura, prevenindo inclusive problemas que elas possam ter no futuro. As crianças desenvolvem habilidades motoras que ajudam em diversas outras atividades realizadas pelas crianças no seu dia a dia.
Outra habilidade percebida com a prática do balé é a criatividade, e sua utilização no processo de construção do conhecimento infantil. “O balé é um forte instrumento de socialização dos alunos, auxiliando na formação integral deles como pessoas críticas, participativas e responsáveis”, destacou a professora.

Karla Penna Ayres
Jornalista – MTB 859